Como anunciar no Facebook

Como anunciar no Facebook



Como anunciar no Facebook

O objetivo deste artigo é explicar como iniciar campanhas pagas na maior rede social do planeta (Facebook) de forma simples.

Mas antes de começar a explicar como anunciar no Facebook precisamos entender melhor como funciona essa rede social a qual seu principal objetivo, que a propósito, não é gerar negócios para as empresas.

O Facebook hoje é sem dúvida o maior site de interação social do mundo, hoje sua base de usuários ativos gira em torno de 2 bilhões de pessoas, o que pode levar muitas pessoas e pensar de forma errônea que é um excelente canal para gerar negócios e muitas vendas para as empresas, só que não. O que a maioria das pessoas que querem aprender a anunciar no Facebook esperam é que a campanha de anúncios gerem resultados diretos no final do mês no caixa da empresa o que não ocorre em mais de 90% dos caso.

Por que isso acontece?

Será que as agência de social media não sabem fazer um trabalho de qualidade?
Será que os profissionais de social media são incompetentes?
Será que o problema é do produto ou serviço?
Será que estou investindo pouco?

Uma única resposta consegue atender a todas essas perguntas e ela é bem simples:

AS PESSOAS NÃO ESTÃO NAS REDES SOCIAIS PARA COMPRAR COISAS, ELAS ESTÃO LÁ PARA INTERAGIR COM OUTRAS PESSOAS!

Empresas que conseguem compreender isso tem maior chance de alcançar sucesso nas redes sociais como Facebook e Instagram.

Ao invés de pensar nas redes sociais como canais de venda o mais indicado é pensar nelas como um canal de relacionamento com os clientes, um canal de propagação de informações relevantes sobre as empresas, ações voltadas para divulgação de marca, ações que sejam úteis nas vidas das pessoas e de forma muito sutil tentar falar de algum benefício que algum produto ou serviço da empresa trouxe a determinado grupo de pessoas,  divulgar como seu produto ou serviço ajudou em uma situação de problema, como seu negócio contribui para melhorar a vida das pessoas.

MOSTRAR QUAL O PROPÓSITO DA EMPRESA EM RELAÇÃO A MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS!

Veja não estamos afirmando que as redes sociais não vendem, vendas nas redes sociais ocorrem todos os dias no mundo inteiro, o que estamos tentando mostrar é que as redes sociais não foram concebidas para negócios, e as vendas geradas quase sempre não atingem as expectativas esperadas nas campanhas por melhores que eles sejam.

Tenha em mente que quando o foco for vender e gerar novos novos negócios a melhor estratégia seria anunciar no Google, quando as pessoas querem comprar elas procuram no Google não nas redes sociais.


Sabendo disso agora vamos ao que interessa para a maioria das pessoas que chegam a este artigo, como anunciar no Facebook?   

Como mais de 2 bilhões de usuários é claro que é interessante investir em ações de marketing no Facebook, a grande sacada é perceber como fazer isso de forma correta.

Ente de anunciar qualquer coisa  primeiramente é preciso que você tenha uma página para negócios no Facebook. Essas página tem como objetivo ajudar pessoas que tenham afinidade com o propósito do seu negócio e se conectar com sua empresa, além disso páginas de empresa possuem recursos que uma página de perfil não possui e que vão tornar suas estratégias de marketing digital muito mais assertivas e talvez mais “lucrativas” quem sabe.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE IMPULSIONAMENTO E ANÚNCIOS DARKPOST

Um dos pontos mais importantes a se ressaltar no início é que existem duas formas de promoção no Facebook, são elas: Impulsionamento e Publicações DarkPost agora vamos tentar entender melhor a diferença entre essas duas formas e aprender como anunciar no Facebook.

IMPULSIONAMENTO DE POSTS

Vamos começar entendo o que é um impulsionamento de um post, caso você ainda não tenha nenhuma experiência em postagens do Facebook a primeira coisa que você precisa saber é que qualquer post que você publique na página da sua empresa ou negócio não fica restrito apenas a sua página, elas são distribuídas pelo feed de notícias dos usuários da rede, mas nem todos os usuários que seguem sua página irão conseguir visualizar o post no feed.  

Isso acontece devido ao filtro de nível de relevância que o Facebook aplica baseado em um algoritmo denominado EdgeRanking. Para contornar esse problema devemos optar pelo impulsionamento das publicações (posts) para que elas atinjam o maior número possível de usuários da rede social.

Logo, podemos definir impulsionamento de posts como uma forma de transformar um post em um anúncio e como consequência os resultados tanto de alcance como de engajamento com a página ou post irão aumentar significativamente.

PROMOÇÃO DARKPOST

Os anúncios também conhecidos como DarkPosts é uma outra forma de atingir um grande número de pessoas muito utilizados em estratégias de marketing digital e por muitas agências de social media. DarkPost porque é uma anuncio que possui uma aparência de post, mas que não é publicado na sua página ele aparece apenas para o público segmentado para sua campanha, caso você não faça uma segmentação de público o anúncio será exibido para o maior número de usuários aleatoriamente.

Os posts tipo DarkPost possuem alguns recursos, assim como diferentes formas e objetivos para campanhas de Fecebook Ads (campanhas pagas), os anúncios podem ser exibidos tanto no feed, no mobile ou integrados ao Instagram (Anúncios do Facebook exibidos diretamente na conta vinculada do Instagram).

As principais diferenças entre DarkPost e Impulsionamento são:


  • Opções de segmentação de público;
  • Opções de segmentação por áreas de interesse;
  • Opções de formatos e objetivos de campanha;
  • Opções de formatos variados (vídeos, apresentações animadas e imagens).

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS DE CAMPANHAS DE ANÚNCIOS NO FECEBOOK

Ao pensar em campanhas pagas no Facebook temos que pensar antes em quais objetivos queremos que nossa campanha cumpra. Para ajudar o usuário anunciante o Facebook já oferece uma relação de objetivos que o Facebook pode contribuir em suas ações patrocinadas, são elas:

  • Levar pessoas ao seu site
  • Aumentar engajamento
  • Conseguir mais curtidas de páginas
  • Obter instalações de aplicativos (caso sua empresa possua um app) 
  • Obter ofertas
  • Promover um evento

1 - Anunciar no Facebook para de lavar pessoas ao site Se você quer que as pessoas acessem o seu site a partir do Facebook, gerando um aumento de tráfego no seu site você deve escolher a opção de anúncio “Enviar pessoas para seu site” ou “Aumentar conversões no seu site”.

2 - Anunciar no Facebook para aumentar engajamento Se você quer que as pessoas engajem com suas publicações deve escolher a opção de anúncio “Impulsionar suas publicações”.

3 - Anunciar no Facebook para conseguir mais curtidas de páginas Se você quer que as pessoas curtam a página da sua empresa no Facebook, você deve escolher a opção de anúncio “Promover a sua página”.

4 - Anunciar no Facebook para obter instalação de aplicativos Caso sua empresa produto ou serviço possua um app uma estratégia muito indicada para você usar é o de “Obter instalações de seu aplicativo” ou “Aumentar o envolvimento em seu aplicativo”.

5 - Anunciar no Facebook para obter oferta Também é possível criar promoções para divulgar suas ofertas é só escolher a opção de anúncio “Fazer pessoas obterem sua oferta”.

6 - Anunciar no Facebook para promover um evento Caso você queira fazer a promoção de um evento da sua empresa, produto ou serviço escolha a opção de anúncio “Aumentar participação no seu evento”.

REGRA DE TEXTO NAS IMAGENS PARA ANÚNCIOS NO FACEBOOK

Essa parte do artigo é muito importante, pois nele é explicado como funciona a regra dos 20% de texto e 80% de imagem, ou simplesmente as regras para uso de texto em anúncios do Facebook.

Seguir as diretrizes da regra de texto é muito importante para sua promoção não seja penalizada pelo Facebook, gerando gastos excessivos em suas campanhas e comprometendo todo o resultado das mesmas, em casos mais extremos pode gerar o banimento da página do Gerenciador de Anúncios ou ter o anúncio bloqueado. Para o Facebook o uso de texto nas imagens deve ser evitado de toda forma.

É importante frisar que que essa regra passou por uma atualização, e que agora mesmo que os anúncio contenham textos maiores do que o indicado na regra, o anúncio será veiculado mas seu alcance será significativamente reduzido, ou seja, você vai pagar mais caro para atingir menos pessoas


A classificação das imagens é feita por uma divisão de diferentes categorias que podem variar de OK até ALTO, nesse último caso, o anúncio não será publicado ou terá um alcance extremamente restrito, quase nulo.

POR QUE É IMPORTANTE SABER ANUNCIAR NO FACEBOOK?

A importância de anunciar no Facebook, como dito no início deste artigo, não está diretamente relacionada a mais dinheiro na conta, mas sim, ao volume da audiência que a rede social possui e como isso pode ser benéfico para as empresas se usado de forma correta. O Facebook hoje, além de ser a maior rede social do planeta é também uma nova mídia com uma audiência absurda, para ser ter uma ideia, os brasileiros com acesso a internet gastam ao menos 3 horas do dia conectados a rede social, uma tremenda oportunidade de estabelecer um canal de relacionamento com seus clientes, divulgação e fortalecimento de sua marca.   

TUTORIAL DE COMO ANUNCIAR NO FACEBOOK: PASSO A PASSO.

Para  dar início a publicação de seus anúncios você precisa acessar o seu Gerenciador de Anúncios. Hoje existem diversas ferramentas que efetuam publicações de anúncios no Facebook mas nesse passo a passo utilizaremos o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

COMO ANUNCIAR NO FACEBOOK PASSO 1: Selecionar objetivos da campanha

Primeiramente selecione um dos objetivos citados anteriormente para começar uma campanha de anúncios no Facebook.



COMO ANUNCIAR NO FACEBOOK PASSO 2: Selecionar o nome da campanha

A seguir você deve selecionar um nome para a campanha que está sendo criada. Dê um nome bem específico para que você não se confunda com outra campanha no processo de análises, destinação de orçamento e etc.



COMO ANUNCIAR NO FACEBOOK PASSO 3: Segmentar a audiência da campanha

Agora, faça a segmentação do público que você quer atingir, esse será  o público que irá visualizar sua promoção, é possível segmentar por localização, idade, gênero, e área de interesse. Você vai poder verificar o volume de pessoas atingidas no termômetro indicativo  de público como na imagem abaixo.



COMO ANUNCIAR NO FACEBOOK PASSO 4: Definir um orçamento para campanha

A última definição necessária para o lançamento da campanha é a definição do orçamento. Atualmente o Facebook permite um investimento mínimo de R$10,00 (Dez reais).


COMO ANUNCIAR NO FACEBOOK PASSO 5: Dando cara para seu anúncio

Nesse momento é que você vai começar a construir a imagem que seu anúncio terá. Inicie escolhendo uma imagem e criando os texto de chamada (texto que é inserido no topo do post) para seu anúncio. Procure criar textos claros e objetivos dos valores agregados do que você está promovendo, escolha imagens que tenham relação com o que está sendo promovido, as imagens devem ser de qualidade, se possível não se imagens da internet.

O Facebook em parceria com o maior banco de imagens da internet Shutterstock disponibiliza para você totalmente gratuita uma enorme variedade de imagens de vários tipos e segmentos para serem incluídas nos seus anúncios

Por fim clique em impulsionar post ou em promover.

OBSERVAÇÃO: Os anúncios têm um período de aprovação para verificação de conformidade com as diretrizes de anúncios no Facebook, por isso, não se preocupe se seu anúncio não for publicado na hora, isso leva um tempo que geralmente dura menos de 3 horas.