O que é marketing digital e como ele pode ajudar sua empresa?

O que é marketing digital e como ele pode ajudar sua empresa?



O que é marketing digital e como ele pode ajudar sua empresa?

Podemos definir como marketing digital uma série de ações em ambiente digital( sites, aplicativos, redes sociais) que empresas e negócios executam com objetivos variados que podem ser desde aumentar o volume de negócios até divulgação de uma marca e aumento da presença digital da empresa. As ações mais utilizadas hoje em dia estão ligadas a buscas em sites como Google (SEO e Adwords) e a redes sociais como Instagram e Facebook.

MARKETING DIGITAL É UM CONJUNTO DE AÇÕES QUE VISAM PROMOVER MARCAS, PRODUTOS E SERVIÇOS EM AMBIENTES DIGITAIS DE FORMA CLARA E OBJETIVA PARA O PÚBLICO CERTO.

POR QUE INVESTIR EM MARKETING DIGITAL É FUNDAMENTAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS ?

Muitas empresas já perceberam que o perfil do consumidor mudou, a presença digital dos consumidores cresce dia após dia, o mundo de hoje já é considerado digital, pesquisas recentes concluíram que 80% das pessoas que têm acesso a internet passam ao menos 3 horas do dia conectadas às redes sociais, mais de 90% dos usuários de internet quando querem comprar algum produto ou serviço procuram primeiro na internet (Google), logo, não é difícil concluir que qualquer negócio que não esteja presente na internet hoje está fadado ao fracasso.  

Nos dias de hoje não basta estar na internet, as empresas precisam ser muito mais assertivas em suas ações de marketing digital para conseguirem atingir seus objetivos e melhorar seus resultados, mas por que estamos falando isso, é simples, pense da seguinte forma, todos os dias milhares de sites e empresas (principalmente concorrentes) entram no mercado e iniciam suas atividades, imagine que com a concorrência aumentando a cada dia fica mais difícil de ter algum tipo de destaque em qualquer canal digital que seja, isso é um fato e contra fatos não há argumentos. Por exemplo, em uma pesquisa feita para uma empresa de marketing que pretendia aumentar sua presença digital aparecendo no Google por meio da otimização do seu site institucional descobriu-se que para um dos serviços  oferecidos haviam 235.000.000 (duzentos e trinta e cinco milhões) de sites que falavam sobre o mesmo assunto. Agora as perguntas que ficam são: Diante dessa concorrência de busca como aparecer em primeiro? Como mostrar para o Google que o seu site é melhor do que 235.000.000 de sites que falam sobre seu serviço?

Como podem perceber não são perguntas fáceis de responder, mas felizmente o marketing digital oferece possibilidades para que problemas como esse sejam contornados e que os resultados esperados sejam alcançados, basta ter foco no objetivo a ser alcançado e quais ações devem ser utilizadas para o atingimento desses objetivos, o marketing digital possui ações específicas para objetivos específicos.

COMO O MARKETING DIGITAL PODE AJUDAR AS EMPRESAS?

Traçar os objetivos das ações em ambiente digital e fazer uma leitura do que é possível ser executado dentro dos canais digitais (on-line) é crucial para ter uma visão clara de onde sua empresa quer chegar ao realizar as ações propostas, para ficar mais fácil divida os objetivos em principais e secundários, por exemplo:


OBJETIVOS EM MARKETING DIGITAL

A etapa de definição das as ações estratégicas que serão utilizadas pela empresa baseada nos objetivos desejados no ambiente digital.

Se você ainda não tem definidos de forma clara os objetivos que pretende alcançar ou problemas que pretende solucionar, nós damos alguns exemplos para te ajudar.


OBJETIVOS E SOLUÇÕES EM MARKETING DIGITAL.

Objetivo principal

- Aumentar o volume de vendas pela internet

Objetivos secundários

  • - Aumentar o percentual de acessos a loja virtual.
  • - Diminuir o percentual de abandono de carrinho.
  • - Aumentar acessos por meio de buscas.
  • - Melhorar posicionamento orgânico de buscas
  • - Aumentar o percentual de leads.
  • - Aumentar o engajamento nas redes sociais
  • - Aumentar o número de seguidores nas redes sociais 


Perceba que se cada objetivo secundário for alcançado, automaticamente o objetivo primário também será alcançado.Para cada objetivo secundário existe um conjunto de ações específicas para o alcance dos resultados por exemplo:

Objetivo das ações de marketing digital Aumentar o percentual de acessos a loja virtual

Estratégias de marketing digital sugeridas

  • - Links Patrocinados
  • - Otimização do site ou da loja virtual com SEO
  • - Promoções nas redes sociais
  • - Promoções por e-mail marketing (para listas de leads certificadas)
  • - Criação de landing pages
  • - Guesting post
  • - Publicação de conteúdo relevante
  • - Campanhas de e-mail marketing (conteúdo relevante ou promoções)
  • - Iscas digitais (ofertas gratuitas nas redes sociais)
  • - Campanha de Google Adwords


Objetivo das ações de marketing digital

Melhorar posicionamento em sites de busca

Estratégias de marketing digital sugeridas

  • - Otimização do site SEO
  • - Criação de landing pages
  • - Site multiplataforma (responsividade)
  • - Site com carregamento rápido (site rápidos são melhores posicionados)
  • - Campanha de Google Adwords
  • - Produção de conteúdo exclusivo e relevante
  • - Otimização para buscas regionais
  • - Inclusão de elementos de chancela
  • - Inclusão de depoimentos
  • - Protocolo https
  • - Google business
  • - Parceria com blogs


Objetivo das ações de marketing digital
Aumento no percentual de Leads


Estratégias de marketing digital sugeridas


  • - Inbound Marketing com ciclo de persuasão
  • - Conscientização do problema do público alvo (estabelece contato)
  • - Apresentar as consequências do problema
  • - Apresentar suas soluções
  • - Apresentar as vantagens das suas soluções
  • - Ofertar o negócio
  • - Viralloops (ferramenta para gerar leads)
  • - Boats de Facebook (ofertas extras inesperadas na rede social)
  • - Hello bar ou get site control (ferramentas)
  • - Google Business
  • - Parceria com blogs


Esses são apenas alguns objetivos que o marketing digital pode ajudar sua empresa atingir e consequentemente conseguir uma melhora significativa nos resultados.